Computação em nuvem é a oferta de serviços de computação sob demanda por meio da internet.
Esses serviços incluem armazenamento de arquivos, redes, softwares, bancos de dados, servidores e outros tantos.
A característica principal é esse sistema torna desnecessário salvar arquivos e instalar programas em seu próprio computador.
Já está tudo armazenado em servidores das empresas que prestam o serviço, acessíveis aos usuários pela rede mundial de computadores.
É isso que permite a oferta de serviços sob demanda: só se paga por aquilo que, de fato, é consumido.
Desse modo, a computação em nuvem permite grande economia, flexibilidade e escalabilidade, entre outros benefícios, que explicaremos melhor mais adiante.
Essas vantagens existem para qualquer usuário, e também para empresas de todos os tamanhos, que tornam a gestão de tecnologia da informação muito mais eficiente.
Outra característica muito útil e importante da computação em nuvem é a possibilidade de o profissional atuar remotamente.
Em qualquer parte do mundo, desde que ele tenha um computador (ou outro dispositivo que possa acessar a rede mundial com um navegador) e conexão à internet, ele poderá utilizar as soluções da nuvem para realizar seu trabalho.
Quem trabalha em uma empresa moderna, portanto, não tem mais aquele problema de precisar estar no escritório para desempenhar suas funções.
Essas características têm tudo a ver com as novas exigências do mercado de trabalho: equipes mais móveis, flexíveis e conectadas.
Dê uma conferida neste vídeo explicativo feito pela AMAZON: