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O que é presença digital e por que ela é importante para a empresa?

Quando empresas e produtos não são facilmente encontrados na internet, a percepção que o consumidor tem é de que eles nem existem.

O que é presença digital e por que ela é importante para a empresa?
Chamamos de “presença digital” ou “presença online” a forma como uma marca se posiciona nos meios digitais e como ela utiliza seus canais na internet para construir relevância, credibilidade e relacionamento com os consumidores.

Já tornou-se uma prática comum entre os consumidores buscar na internet empresas e produtos de seu interesse, compará-los e então escolher a melhor opção.

A facilidade de encontrar empresas e produtos de seu interesse na web, tornou o ambiente digital a principal ferramenta usada pelos consumidores para conhecer nova opções de negócios.

Para Tercio Strutzel, especialista em Presença Digital, quando empresas e produtos não são facilmente encontrados na internet, a percepção que o consumidor tem é de que eles nem existem.

Já imaginou se todos que precisassem de algum produto em específico, tivessem que se deslocar até o estabelecimento?

Dificilmente compraríamos produtos importados, por exemplo.

Entender o quanto a presença digital é vantajosa para a sua marca é o primeiro passo.

O que ajuda a empresa marcar presença no meio digital?

Muitos empreendedores acreditam que para garantir uma boa visibilidade na web é preciso estar presente em todos os ambientes digitais possíveis.

O que não é verdade. 

Quando a empresa ainda está no início da consolidação da marca, o importante é garantir a presença nos canais que seja possível atingir o público-alvo de maneira eficiente, ou seja, saber onde eles mais interagem.

Para isso, é importante conhecer as 3 variações de mídia que existem:

Mídia Paga

Como o próprio nome sugere, a mídia paga consiste no investimento em anúncios para aumentar o alcance de sua marca e ganhar destaque em relação aos concorrentes.

Exemplos disso são: links patrocinados, anúncios ou banners em blogs e sites, publicações promovidas no instagram e facebook, entre outros. 

Quem n]ão tem muita familiaridade com esse processo acredita até que essa é uma forma “errada” de ganhar visibilidade no meio digital, enquanto na verdade se trata de uma possibilidade das marcas alcançarem o reconhecimento que deseja.

Mídia Própria 

Todo conteúdo produzido, monitorado e controlado pela sua marca, como perfis de redes sociais, blog e também o próprio site da empresa é considerado mídia própria.

Para seguir com essa estratégia é importante estudar a concorrência, seu público-alvo, passando pelo objetivo da empresa.

Com conteúdos alinhados aos propósitos da sua empresa, fica muito mais fácil chamar a atenção de seu público-alvo, fazendo com que eles se tornem promotores número um da marca.

Mídia Espontânea 

Conhecida também como “mídia orgânica”, é a capacidade que sua marca tem em gerar engajamento do público por meio dos conteúdos produzidos sem que seja necessário algum tipo de pagamento.

Por exemplo, comentários nos posts das redes sociais.

Você pode usar esses feedbacks recebidos nas redes, sejam eles positivos ou negativos, para coletar informações e melhorar seu produto/serviço.

Além disso, o monitoramento dos feedbacks é fundamental para que seja possível controlar comentários e avaliações negativas antes isso possa prejudicar a reputação do negócio.

Uma das principais formas para conseguir mídia orgânica é por meio das estratégias de marketing, que você vai conhecer no próximo tópico.

Estratégias de marketing

Com a leitura até aqui, você entendeu a importância da presença digital para as empresas, além de conhecer algumas formas possíveis de levar a sua empresa para o meio digital.

Mas será que apenas criar contas nas redes sociais ou investir em anúncios é o suficiente? Com certeza não.

Para garantir bons resultados é preciso, antes, definir objetivos e, com eles, definir suas estratégias de marketing digital.

Para cada objetivo, vi existir uma estratégia de marketing digital diferente.

Conheça algumas destas estratégias e como elas ajudam na presença digital da sua marca: 

Marketing de conteúdo

No marketing de conteúdo, como o nome sugere, a empresa cria e compartilha conteúdos gratuitos de interesse do seu público-alvo com o intuito de atrair potenciais clientes e convertê-los. 

Diferente do que muitos ainda pensam, o marketing de conteúdo não é uma forma de promover a marca explicitamente, mas sim de atrair o público-alvo por meio de conteúdo educativos, como posts, ebooks, vídeos, white-papers, entre outros materiais.

O marketing de conteúdo é considerada a principal estratégia de marketing, pois a partir dela você consegue sustentar e desdobrar as demais.

Por exemplo, você pode usar a geração de conteúdos para direcionar o tráfego orgânico do site ou blog ou até mesmo aumentar a geração de leads qualificados. 

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/a-importancia-da-presenca-digital/

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